segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Espaguete ao molho de camarões

Precisava de uma receitinha rápida e básica, e achei na revistinha do Receita Minuto, é um pouco diferente da outra que faço sempre, muito mais rápida, e já deu pra notar a preferência por camarões por aqui!

Ingredientes
400g de capellini nº 1
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher (sopa) rasa de orégano
100ml de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
400g de camarões fresco
6 tomatis pelatis (em lata), picados e sem pele
Salsinha
Sal a gosto

Preparo:
Coloque o macarrão para cozinhar em panela com água e sal.
Coloque em uma outra panela o azeite de oliva e refogue o alho. Em seguida coloque a cebola picada e deixe refogar até dourar. Junte a manteiga, deixe derreter e acrescente os tomates, deixe apurar por aproximadamente 15 minutos em fogo alto, não deixe o molho muito ralo porque o camarão vai soltar água. Depois coloque o orégano e meça o sal. Por último coloque os camarões e deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo baixo, salpique a salsinha. Pronto o seu molho já pode ser servido.

Escorra o macarrão e cubra com o molho, se você gosta de bastante molho, não misture todo o macarrão, vá misturando aos poucos até achar que já está bom. Não é servido com queijo ralado, mas eu como tenho algum parentesco com ratinhos não resisto e como com queijo ralado, fica a gosto do cliente.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Frango no forno com azeitonas

Achei muito legal o conceito de comfort food, que a Ana do blog Chocolatíssimo colocou, eu tenho alguns pratos que representam isso, o molho de tomates da minha vó, o ravioli da minha mãe, e por aí vai, são muitas as opções que dão aconchego ao coração, mas esse frango no forno, que a Ana fez, também tem esse sabor, por isso fiz e gostei, com pequenas modificações, mas bem saborosas, e quem sabe as meninas fazem postagens de sua comfort food.

Ingredientes
1 kg de coxas e sobre coxas
100g de azeitonas verdes e pretas
2 cebolas
1/2 kg de batatas
2 colheres (sopa) de colorau
Sal, pimenta e azeite

Preparo
Comece temperando o frango com uma vinha d'alhos de vinho branco, louro, fatias de cebola, alho poró, cenoura e 1/2 xícara de polpa de tomate sal e pimenta. Esfregue bem os temperos no frango e deixe marinar, por 5 horas. Depois em uma assadeira coloquei os pedaços do frango, as fatias de cebola levei ao forno preaquecido por 1 hora, juntei as batatas fatiadas e pré cozidas em água e sal por 10 minutos. Regue com azeite e deixe no forno por mais 1 hora ou até dourar. Adicione um pouco de água se necessário. O aroma do frango com o vinho cozinhando é muito bom!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Arroz de jambu com tucupi

Vou dedicar esse prato ao meu candidato preferido o meu filho (Zé Ricardo), mora longe passo saudades, mas mando esse mimo como dizem as minhas amigas blogueiras.

Na verdade o prato preferido dele é Frango no Tucupi, que é um caldo obtido da mandioca, prato de origem indígena, mas que faz toda a diferença, o caldo é azedo ácido, sempre precisa de um pouquinho de açúcar para quebrar a acidez, se faz com jambu uma planta com " sabor um tanto quanto intrigante, lembra um agrião, com uma ardência bem sutil, o grande barato da planta é no entanto uma propriedade sensorial peculiar que causa nas papilas gustativas, ao ser mastigada, uma espécie de anestesia local bem leve, a sensação é incrível, inesperada. Essa propriedade “anestésica” se perde quando a planta é exposta à cocção", pesquisa encontrada neste site , que tem muitas histórias curiosas sobre essa planta meio selvagem.

Refoguei no óleo, a cebola com o jambu  aferventado e picado sem os talos só as folhas, acrescentei 1 xícara de arroz e fui adicionando o caldo do tucupi pronto*, mais ou menos 2 xícaras, finalizei o cozimento com um pouco de água, porque achei que ficaria muito forte, prove o sal e sirva com um pouco do caldinho do tucupi, e acompanhei também com uns pedaços de frango assado, pimenta murupi, deliciosamente cheirosa e pronto, me deliciei !!!

* o tucupi pronto é temperado com alho e chicória um folha de lá do Norte também, pode se comprar nessas casas que vendem coisas do Norte, ele já temperado ou se tempera em casa, fervendo bastante ele.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Frango na cebola queimada

Faço sempre essa receita, é bem comum, acho que quase todos conhecem. Muda um pouco o sabor do frango do dia-a-dia. Essa foi do site Mais Você, mas já vi em outros lugares.
3- Por fim coloque o caldo de galinha e deixe cozinhar até o frango ficar macio.


2-Depois coloque o frango e continue fritando.
1-Numa panela frite as cebolas até começarem a queimar.

Ingredientes:
2 cebolas médias bem picadinhas
1 tablete de caldo de frango (dissolvido em 400ml de água quente)
Sal a gosto
Pimenta do reino
Salsinha para polvilhar

Modo de fazer:
Numa panela coloque as cebolas para fritar até que comecem a queimar, eu não deixo muito porque já ficou amargo uma vez, então quando começa a queimar eu coloco o frango e deixo fritar mais um pouco, depois coloque o caldo de frango e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar macio.
Acerte o sal e tempere com a pimenta e na hora de servir salpique a salsinha.

Obs: o frango fica melhor e mais gostoso no dia seguinte.

domingo, 22 de novembro de 2009

Pão caseirinho

Quando preciso de um lanche rápido, recorro as vezes, aos embutidos, nesse dia resolvi fazer cachorro-quente, porque já tinha as salsichas congeladas, mas esqueci que não tinha o pão, então usei esta receita que tinha visto nesse blog, e que deu super certo. Daí o lanche deixou de ser rápido, mas valeu mesmo assim, adoro pães caseiros!!!

Ingredientes:
2 colheres (chá) de fermento biológico seco (eu usei 1 tablete do fresco)
1 ovo
3/4 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente (eu usei um pouco menos)

Modo de fazer:
Escolha um recipiente grande para fazer a massa.
Misture 2/3 da farinha de trigo com o fermento biológico seco, o sal e o açúcar. Reserve. Quebre o ovo dentro de uma jarra medidora e complete com leite até atingir 240ml.
Misture com um garfo e junte com os ingredientes secos, junte a manteiga e misture, de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de "ir e vir" rasgando a massa com a palma da mão. Adicionando o resto da farinha de trigo. Faça isso durante uns 5 a 10 minutos (eu aguentei 5) ou até que a massa mude de coloração ficando com a cor mais clara, e com aspecto rendado.
Com a ajuda de uma espátula para desgrudar a massa da bancada sove por mais 15 a 20 minutos. Ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 40 a 60 minutos).

Depois de crescida coloque numa bancada polvilhada com trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos, no formato desejado. Coloque em uma assadeira e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Preaqueça o forno em temperatura média, por uns 15 minutos. Asse-os por cerca de 20 minutos ou até dourarem.

Obs: Você pode substituir o fermento seco pelo fresco, use 1 tablete.
Ou você pode fazer sem ovo, para isso use 240ml só de leite.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mosaico de gelatina

Com esse calor todo, uma gelatina para refrescar!!!!!
Receita de Chris Campos do site Casa da Chris.

Ingredientes:
1 pacotinho de gelatina sabor tutti-frutti
1 lata de creme de leite
3 pacotinhos de gelatina de vários sabores

Faça os 3 sabores de gelatina separadamente, conforme instruções da embalagem. Coloque cada um dos sabores em vasilhas rasas separadas e leve para gelar. Depois de prontas corte em cubinhos e coloque tudo dentro de uma vasilha grande. Reserve.
Dissolva a gelatina de tutti-frutti, em 1/2 copo de água fervente, adicione o creme de leite e misture bem, espere esfriar. Depois de frio, misture delicadamente na vasilha com os cubinhos de gelatina, e coloque numa forma untada com um pouquinho de óleo, ou em copinhos bem bonitos e leve para gelar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Refogadinho de cenoura

Vi essa receita hoje no site das Rainhas do Lar, e como adoro ricota e cenoura, não deu outra fui logo fazer, também né, receita fácil e rápida. Bem o tipo de receita que minha mãe gosta, que é considerada a mulher light.
Usei : cebola, cenoura, salsa,cebolinha, pimenta do reino e ricota que pode ser substituída por ovo.
Refoga a cebola, no óleo ou azeite de oliva, acrescenta a cenoura ralada, (no ralador grosso), deixa dourar um pouquinho, depois esfarela a ricota e mistura junto com a salsa e a cebolinha, se for usar o ovo, coloca o ovo ou ovos depende da quantidade que for fazer, e mistura rapidamente, e depois finaliza com a salsa e a cebolinha e pronto. Fica bem gostosinho e acompanha qualquer carne.

domingo, 15 de novembro de 2009

Bolo de maracujá


Eu sempre gostei de Bolo de Maracujá, lembra a minha infância, e essas coisas não se esquece.

Tenho algumas receitas de Bolo de Maracujá que sempre faço, mas quando vi esta resolvi experimentar. Encontrei no Chucrute com Salsicha, que tirou do blog maria rê e o fogão azul, e eu achei muito bonitinho que ele escreveu que esse bolo acalma o coração. Que bom Maria Rê, preciso acalmar o meu!!!!
Quando eu li o Bolo feito pela Fernanda do Chucrute com Salsicha, quase desisti, mas baseada na experiência dela, adaptei para que ficasse do meu gosto, a receita é simples, só que, com a textura da receita original que eu vi na foto da Maria Rê, não ficou mesmo! mas mesmo assim ficou maravilhoso!! sou suspeita adoro maracujá.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo (sempre uso o medidor)
2 xícaras de açúcar (usei o cristal orgânico)
5 ovos separados
3/4 xícara de suco de maracujá concentrado
100g de manteiga
1 colher (sopa) de fermento

Preparo:
Bata as claras em neve. Reserve.

Bata na batedeira, as gemas com o açúcar e a manteiga. Junte o suco de maracujá, depois a farinha de trigo e mexa bem com a mão. Misture o fermento e por fim as claras em neve.
Leve ao forno médio preaquecido, por mais ou menos 35 minutos depende do forno.

Calda:
Polpa de 2 maracujás grandes (1 xícara)
2 xícara de açúcar cristal (eu usei 1)
Misture tudo e leve ao fogo para ferver até começar a engrossar.
Cubra o bolo ainda quente com essa cobertura .

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Risoto com camarões

Receita do Chef Allan Vila Spejo, deliciosa, mas eu trocaria o arroz arboréo pelo tradicional.

Ingredientes:
500g de camarões médios
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal
1 cebola ralada
2 xícaras de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco seco
2 conchas de molho ao sugo
Salsa picada
Queijo parmesão ralado

Preparo:
Eu fiz um pouco diferente do Chef, porque gosto de limpar o camarão.
Então descasquei e limpei o camarão e coloquei as cascas e cabeças para ferver bem, reservando 3 conchas do cozimento. Em seguida, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e refogue os camarões, temperando com sal. Retire os camarões e, na mesma panela coloque a cebola e uma pitada de sal, acrescente o arroz e refogue. Junte o vinho e espere evaporar, adicionando o molho ao sugo.
Regue com o caldo das cascas e cabeças reservado e mexa até o arroz ficar no ponto. Junte a outra colher de manteiga, a salsa, e o parmesão. Mexa bem, acrescente os camarões e deixe descansar por 3 minutos com a panela tampada.
Na receita original levava lula também.

Obs: eu esqueci de colocar que se você preferir o arroz tradicional, diminua a quantidade de líquido, o arroz arbóreo demora mais para cozinhar.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Filé mignon ao forno

Como vocês podem notar eu adoro filé no forno.
É prático, fácil por isso quando chega o fim-de-semana, se não tenho opção de almoço, corro para o filé. Esse eu tirei do site das Rainhas do Lar. Diminui tudo o que eu pude das gorduras (não gosto de gordura animal) mas mesmo assim achei que poderia ter tirado mais. A receita foi um pouco adaptada.

Ingredientes:
1 peça de filé mignon limpa(+ ou - 1k)
1 ou 2 cebolas em rodelas grossas
Fatias de bacon de preferência magras.


Corte a peça em medalhões (2 dedos) sem separar no final. Coloque em cada fatia a rodela de cebola, 1/2 fatia de bacon (eu coloquei 1 pedacinho). Coloque num refratário. despeje o molho por cima e leve ao forno preaquecido por no máximo 30 minutos. Assei em forno médio.

Molho:
1/2 pacote de sopa de cebola
1/4 de xícara de azeite
1 colher (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de molho shoyu
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de mostarda
1/2 de cubo de caldo de carne
Pimenta do reino e molho de pimenta

Dissolva a sopa de cebola e o caldo de carne no azeite, acrescente o restante dos ingredientes e bata tudo no liquidificador.
Dica: cuidado para o molho não ficar muito salgado, conte com o tempo de forno que diminui a quantidade de molho. Eu também achei que o molho ficou um pouco grosso, se você achar necessário, coloque um pouco de água.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Antepasto de berinjela

Eu sempre faço esse antepasto, preferido da minha filha, Natasha.
É bem simples! para comer com torradinhas é ótimo, eu já havia publicado um outro mas, sem todos os ingredientes esse é o completo

Eu uso:
3 berinjelas
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimentão verde médio
1 pimentão amarelo médio
1 pimentão vermelho médio
Manjericão
Orégano
Tomilho (com parcimônia)
Bastante azeite de oliva
Pimenta dedo de moça a gosto
Sal

Depois de cortar as berinjelas em quadradinhos, coloque-as de molho numa vasilha com sal, vinagre e água. Deixe descansar por meia hora mais ou menos.
Depois disso, escorra e esprema a berinjela.

Corte o resto dos ingredientes em quadradinhos, menos as ervas, e misture com a berinjela, vá acrescentando azeite sem muita economia, pique as ervas e misture tudo, misture muito bem e veja se ficou tudo molhadinho com o azeite, prove o sal, e leve ao forno quente até começar a ficar douradinha a berinjela, demora mais ou menos uns 40 minutos, depende do forno. (não deixe de misturar algumas vezes enquanto assa).
Acrescente mais azeite se for necessário, sirva com torradinhas.
Dica: você pode acrescentar, azeitonas pretas ou verdes, um pouquinho de vinagre, ou algumas preferências suas.

domingo, 1 de novembro de 2009

Repeteco do bolo arco-íris

Essa foto que eu acho a melhor do Bolo Arco-íris, eu postei novamente para as pessoas que estão me pedindo!, essa é a minha melhor foto do Bolo.
Os links da receita estão aqui :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...