quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bolo de banana e caramelo da Verena

Acho que várias blogueiras já fizeram esse bolo, eu fiz, mas não sabia onde estavam as fotos, agora que encontrei, resolvi postar porque é realmente um bolo delicioso. Foi tirado do site da Verena do Mangia che te fa bene.
Coisas muito gostosas tem nesse blog, por isso aconselho uma visita, mesmo porque eu não obedeci a Verena, então minha cobertura não ficou com a consistência comme il faut.

Ingredientes:
(medida de xícara de 200ml)
Dá para 2 formas redondas de 23cm, ou forma de buraco no meio, e só para chatear usei forma de bolo inglês.

Massa:
2 1/2 xícara de farinha de trigo
2 1/2 (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal amolecida
1 1/4 de xícaras de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de buttermilk ( use uma colher de sobremesa de vinagre ou suco de limão para talhar o leite - espere 5 minutos para empregar)
1 xícara de bananas amassadas (+ ou - 2 bananas)

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 177ºC. Unte a forma com manteiga e enfarinhe.
Numa tigela peneire: o trigo, fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
Em uma batedeira bata (velocidade média) a manteiga até que fique fofa, mais ou menos 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata mais uns 2 minutos. Junte os ovos, um de cada vez, batendo muito bem após cada adição. Por último a baunilha.

Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos em 3 etapas, alternando com o buttermilk e as bananas amassadas, começando e acabando com os secos. Não bata demais, somente o necessário para incorporar os ingredientes após cada adição.
Leva ao forno para assar até que fique dourado ou faça o teste do palito. Deixe amornar por 20 minutos e vire num prato de bolo.

Cobertura de caramelo: (a Verena usou um termômetro culinário eu não usei pois não tenho)
3 xícaras de açúcar mascavo (desfaça as pelotinhas antes)
1 1/2 xícaras de creme de leite (pode ser de caixinha mesmo)
Suco de meio limão (fica a gosto)
5 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em pedacinhos

Modo de fazer:
Misture numa caçarola o açúcar mascavo, creme de leite e suco de limão. A calda deve atingir o ponto de bala mole. Com o termômetro parece bem mais fácil.
Remova a panela do fogo e deixe esfriar até a temperatura atingir metade do calor que estava, como não sabia então esperei um pouco e retirei a manteiga da geladeira e coloquei na mistura de caramelo.
Bata na batedeira em velocidade média/alta até que o caramelo endureça e perca o brilho ficando opaco, pode demorar de 5 a 7 minutos. A minha cobertura não endureceu mas ficou deliciosa, da outra vez compro esse termômetro e saio do olhômetro.

18 comentários:

  1. eu já tinha marcado um bolo de banana de um outro blog pra fazer mas já mudei de idéia e é esse que vou fazer, adorei :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Maura, essa receita é fantástica!!!! O bolo é delicioso! :)
    Parabéns, ficou lindo, lindo, lindo!
    Beijinhos,
    Thais

    ResponderExcluir
  3. Ficou realmente uma tentação!
    Gostei do fato de ter buttermilk nos ingredientes. É um dos meus ingredientes favoritos na cozinha.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Ficou fantástico e super apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. esse vou fazer!! que bom aspecto!!

    ResponderExcluir
  6. Maurinha...
    Eu amo bolo de banana! O cheirinho que fica pela casa...sem contar que banana é uma fonte preciosa prá saúde, né?!
    Eu vi na cozinha da Verena, mas vc aprendeu rapidinho e superou as expectativas....esse caramelo tá com uma carinha de doce de leite..;D
    Ficou lindo...lindo!!
    Sem contar o tanto que cê é caprichosa...olha essa travessinha de porcelana, cara de casinha de mãe cuidadosa e feliz =)
    Um bejim e um lindo dia procê, viu?
    Vinni

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse bolo! eu já tinha achado um delicioso bolo de banana, tipo aqueles pra ficar pra vida toda..hehe..mas vou testar esse seu que parece estar mto bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. To sempre precisando de um termometro desses tb!
    Mas teu bolo tá uma obra de arte, lindo mesmo!

    bjim

    ResponderExcluir
  9. Meu pai do céu, que bolo é esse?!
    Tô tendo um problema sério com as minhas lombrigas! Rs...
    Parabéns, ficou lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. realmente este bolo é o maximo, eu tambem preciso de um termometro e sair do olhometro. bjs

    ResponderExcluir
  11. Que bolo apetitoso, deve de ficar uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. engorda so de olhar mas deve ser maravilhoso!!

    prazer, sou a Debora do blog Mirepoix!

    ah.. aproveitando a deixa...

    as regras para você participar do sorteio da cesta de cafés da Baggio mudaram.. agora basta você enviar email ou postar no blog Mirepoix que você ja esta concorrendo. divulgando você ganha na hora uma apostila de lanches e concorre com dois numeros no sorteio...

    beijos
    debora

    ResponderExcluir
  13. Maura minha amiga..eu já fiz esse bolo!e..só em ver as fotos suas me deu vontade de fazer de novo!!!!êsse bolo é tudo de bom!!!ficou otima a s suas fotos!!!essa é uma receita nota 1000!bjus...

    ResponderExcluir
  14. Fiquei sem palavras de tão guloso!
    Está lindo...e concerteza uma delícia!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Ebaaaa, ganhei meu dia, recebi sua visita no meu cantinho!!!
    Adorei o carinho, pois como você disse que não costura, foi lá me "ver" né! Obrigada e venha sempre!
    Maura, Esse bolo me deixou com água na boca, eu nunca tinha visto uma calda assim, que linda (e parece deliciosa). Acho que fiquei inibida em fazê-la, quando se trata de acertar o ponto, hummm, não sei não, se dou conta, rsrs.
    Vim deixar beijo e desejar um ótimo final de semana.
    Valéria

    ResponderExcluir
  16. Amei essa receita, quero fazer também!!! Vou aproveitar umas bananas maduras por aqui...
    Bjinhos,

    Eliane

    ResponderExcluir
  17. Ai que orgulho desse bolo! Tá bonito demais!
    Vc não conhece peixe Mapará? Bem, peixe pra mim tb é meio q tudo igual, quase não faço peixe aki, apesar do marido gostar. Mas o que me chamou a atenção foi o valor! Resolvi arriscar! Mas óh,ficou foi bão! beijosssss

    ResponderExcluir
  18. Oi Maura, já fiz o bolo e ficou delicioso!!!
    Fiz algumas alterações intencionais e outras por acaso...
    Queria postar uma receita sem glúten, troquei a farinha de trigo por farinha de soja e arroz. Como evito creme de leite, pois minha filha tem intolerância à lactose, troquei o caramelo por açúcar e canela polvilhados. Agora, como não sabia o que era o buttermilk, pensei que era só misturar a manteiga com limão 5 minutos antes de usar. Enquanto estava fazendo, comecei a achar estranho, pois estava faltando líquido na consistência do bolo... Coloquei 1/2 xíc. de leite e o bolo ficou simplesmente perfeito!!! Acho que meu bolo ficou com 1/2 xíc de manteiga a mais que a receita origianal.
    Depois do bolo pronto, fui pesquisar sobre buttermilk e descobri que é a mistura do leite com limão, certo?
    De qualquer forma, ficou delicioso e já postei.
    Muito obrigada pela receita, ficou delicioso!

    Beijinhos,

    Eliane.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...