segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bolo prestígio de gala

Bem hoje eu resolvi postar esse Bolo do Chef Álvaro Rodrigues, que eu adoro, já fiz um curso com ele, acho que ele ensina tudo com detalhes para que a receita saia perfeita.
Eu já não posso dizer que consigo fazer assim, não me considero uma pessoa detalhista, mas aprendo muito com as suas dicas, por isso coloquei aqui o link da receita original com o vídeo, é meio longo mas muito bom. A receita foi um pouco adaptada mas vou postar na íntegra.
Acho que foi o meu primeiro bolo de liquidificador que deu certo.
É uma boa receita para um aniversário, por exemplo.

Ingredientes:
4 ovos, separando gemas peneiradas e claras
1 colher (chá) de essência de baunilha
350g de açúcar refinado (usei 300g)
180ml de óleo de milho ou girassol
240ml de água fervente
70g de cacau em pó ou chocolate em pó peneirado
240g de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Bata no liquidificador as claras, as gemas peneiradas e a baunilha.
Junte o açúcar, aos poucos, e continue batendo por uns 3 minutos. Em seguida acrescente o óleo, a água fervente, o cacau em pó e bata bem.

Despeje a mistura obtida em uma tigela e agregue os ingredientes secos peneirados juntos e envolva rapidamente com auxílio de um batedor de arame até obter uma massa lisa e homogênea.

Distribua a massa em uma forma de 24cm de diâmetro untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 180ºC até que o bolo esteja dourado e firme com o toque. Deixe esfriar, (melhor deixar na geladeira por uns minutos para facilitar o corte) corte em três discos e empregue na montagem.

Creme Prestígio:
1 lata de leite condensado
50g de açúcar refinado
30g de amido de milho
30g de farinha de trigo
150g de coco fresco ralado ou flocos hidratados
720ml de leite integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) rasa de essência de coco de boa qualidade (não tinha)
1 colher (sopa) de licor de coco

Modo de Preparo:
Em uma panela média coloque o leite condensado, o açúcar, o amido de milho, a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo.
Junte o coco fresco, o leite e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme firme.
Por último agregue os aromas, espalhe em um refratário retangular grande, cubra com filme plástico e deixe esfriar completamente.
Empregue na montagem do bolo.

Ganache de coco e chocolate:
400g de chocolate ao leite (usei metade amargo e metade ao leite)
1 lata de creme de leite com o soro
1 colher (sopa) de glucose de milho
10g de manteiga sem sal
1 colher (café) de essência de coco
50g de coco ralado fresco ou hidratado (não usei)

Modo de Preparo:
Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes, exceto o coco e leve ao fogo em banho-maria ou no forno microondas até obter um creme liso e brilhante. Reserve 1/2 xícara (chá) desta ganache e, ao restante, agregue o coco ralado (eu não utilizei o coco nesta ganache).

A ganache reservada será utilizada para a cobertura da lateral do bolo.
Decoração:
  • 100g de chantilly
  • 50g de raspas de chocolate ou chocolate granulado
  • 100g de coco em flocos ou em fitas finas
Calda básica: misture água+açúcar + pau de canela+ cravo+ licor de cacau e faça uma calda rala para regar o bolo.
Montagem do Bolo:
Utilizando um aro de 24cm de diâmetro, inicie a montagem do bolo intercalando um disco de massa levemente regado com a calda básica, espalhe por cima toda a ganache de coco, outro outro disco de massa regada, Creme Prestígio e finalize com o último disco de massa regada.
Em seguida cubra o bolo com filme plástico e leve-o à geladeira por alguma horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte, desenforme o bolo, espalhe a ganache reservada em toda a lateral e o chantilly em toda a superfície.
Por último aplique as raspas de chocolate ou granulado na lateral e decore com o coco na superfície (eu não usei o coco ralado na decoração).
O rendimento será de 20 porções

31 comentários:

  1. Maurinha!
    Confesso q tb não consigo decorar e deixar tudo bonitin...:)
    Gostei demais de vc ter passado a receita...tenho uma q faço mas é bem mais simples, essa tá no capricho!:}
    Começou a semana bem carioca...glamourosa, né?! ;D
    Desejo assim uma semana doce prá vc!
    E aí, melhorou de saúde?!
    Um bejim,
    Vinni

    ResponderExcluir
  2. Uma maravilha de bolo!!

    Sucesso total,concordo, perfeito pra uma comemoração!

    E ainda feito no liquidificador...poxa...fiquei pensando nele pro dia das mães...que tal?

    Parabéns, ficou show!

    Um abraço,
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Maura..ficou lindo seu bolo!!!lindo mesmo..adorei a receita e ainda por cima de liquidificador...tudo de bom..concordo comvc..sobre o Alvaro..receitas dele é o maximo!!!boa dica para o dia das mães que tá chegando..bju amiga..e otimo começo de semana...li

    ResponderExcluir
  4. ADOREIIII....
    Que bolo lindo e guloso...
    Já guardei a receita!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Que bolo maravilhoso !!! Minha mãe ama as receitas do Alvaro Rodrigues .Vou tentar fazer esse bolo para o dia das mães .

    ResponderExcluir
  6. Que lindo que ficou, imagino que super gostoso tb. Tenha uma ótima semana! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que bolo, deve ter ficado uma delicia,bjs

    ResponderExcluir
  8. Maurinha, İkinci kez yazıyorum. Gerçekten görüntüsü çok güzel iştah açıcı.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  9. Maurinha, que bolão mais lindo é esse?!!!!
    Espetacular! E o melhor, no liquidificador :D
    Parabéns!!!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  10. Quase não da para acreditar que esse bolo é um bolo de liquidificador, até hoje só fiz um que deu certo, se acredita, fiquei babando no seu bolo aqui, que espetáculo, eu quero uma fatia!!!!!! Aiaiiai... Que delicia! Bjinhos Maura e uma ótimaaaaaaa... semana!

    ResponderExcluir
  11. Clap Clap Clap Clap!
    Parabéns! Que coisa mais linda de bolo Maura!
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus do céu, Maura!! Só de ver esse bolo deu água na boca!!! Acho que vc deve mudar o nome do seu blog... trainee de cozinheira, nada!!! mestre-cuca já!!! bolo de profissional!! lindo!

    ResponderExcluir
  13. Mãe, seu blog ta um sucesso, suas amigas bloqueiras são muito fofas e queridas. To adorando isso aqui!!!

    Beijo e guarda um pedaço desse bolo pra mim!

    te amo

    ResponderExcluir
  14. Que bolo lindo! Perfeito! bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Adoro Bolo Prestígio!
    Há pouco tempo publiquei uma receita, mas bem diferente.
    Este tb ficou ótimo!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  16. nossa Maura, seu bolo ficou incrivel, adorei.bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu sou suspeita para falar de bolo, sou a tarada do bolo!!!
    Esse está divino, estou com água na boca e assim de liquidificador, eu não costumo fazer, vou arriscar!

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Meu Jesus Cristo! Vc quer me matar de tanta vontade??????? Parabéns Mestra MOre!!
    Acho q vou ter q me contentar com um bolo de milho que acabei de tirar do forno! Acho q ficou bom , pq o Duda não deu nem tempo de tirar a foto, já comeu a metade! kkkkkkkk Quente, ainda por cima...

    ResponderExcluir
  19. Noooossa que delícia!!!
    Perfeito, é para babar...
    Beijos,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  20. Maura querida,
    Seu bolo ficou lindo, por demais, como diria a Vinni...rsrsrs!
    Você tem razão, o Chef Álvaro é mesmo tudo o que você falou e mais ainda...pena nunca ter feito um curso com ele, adoraria!
    Bjuss e Parabéns!

    Ah...fique atenta, vai ter sorteio lá no blog!

    ResponderExcluir
  21. K tentação está esse bolinho :)
    beijoca

    ResponderExcluir
  22. Oi Maura,
    Tudo bem?
    Nossa, esse negócio de decorar é meu calcanhar de Aquiles. Posso fazer comida gostosa, mas bonita...é outra história, rsrs Não que eu não tente, mas a habilidade não veio junto no pacote!
    Esse bolo do Álvaro está de cair o queixo. só de ver aquela camada cremosa por cima e no meio, hummmm!
    Obrigada, viu, pelo carinho de colocar a receita.
    Beijos
    VAléria

    ResponderExcluir
  23. Amiga
    O que é isso!?!?
    esse bolo ta lindo demais
    que vontade de fazer...
    Maravilhoso...

    ResponderExcluir
  24. oi Maura
    vim agradecer a visita!!
    e esse bolo menina que tudo!!
    o Chef Alvaro é ótimo aprendi com ele tomates secos e a melhor receita de pão de mel (até vendi!!)
    esse teu cantinho é sempre muito gostoso!!
    beijokas

    ResponderExcluir
  25. Uau, Maura! Que lindo bolo! Deve ser divino...fiquei aqui com uma vontade de provar!!!
    Acabei de postar no Mangia uma receita sua, lógico que com os créditos, ok?
    Um beijo e parabéns, está lindo!

    ResponderExcluir
  26. esse bolo não está lindo, está maravilhoso, parece ser tão macio, e o recheio está super generoso, gostoso demais, ja marquei que o proximo bolo prestigio vai ser com esta receita :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Realmente, muuuito apetitoso! bjo

    ResponderExcluir
  28. Maura do céu! Esse seu bolo remexeu minha lombrigas por aqui! Delícia total! Sucesso total!!!

    Fiquei com vontade de passar uma semana aí na sua casa, te perturbando e comendo atééééé ficar beeeem mais gorda! hehehehe

    Beijoca da nora que te ama!

    ResponderExcluir
  29. Oi, depois de muito tempo procurando,uma receita ótima achei pro niver da minha filha,bom trabalho e vejo que vc é muito prendada parabéns :*

    ResponderExcluir
  30. Oi Maura achei seu blog por acaso, amei tudo, é maravilho olhar suas fotos, esse bolo com certeza vou fazer no aniversário do meu marido. É divino!! Também tenho um blog Aroma Doce. Estarei semrpe por aqui te visitando, vou postar sobre o bolo arco iris que descobri através do seu blog, muito legal e é lindo !! Bjinhos Adorei o blog Bárbara

    ResponderExcluir
  31. MEu Deus que bolo é esse??????? Amei seu blog e gostei demais de tudo que vi por aqui.Obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas!!! Bjkas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...