quinta-feira, 20 de maio de 2010

Camarão ao molho gruyère


Receita antiga tirada de uma revista chamada Só Receitas, ficou uma delícia!!!!

Ingredientes:
1 embalagem de (200g) de queijo gruyère fundido
1 copo (tipo americano) de leite
1 cubo de caldo de galinha amassado (usei caldo de camarão)
1kg de camarão médio limpo sem cabeça e sem rabo
Sal a gosto e pimenta do reino
1 colher (sopa) de manteiga

Acompanhamento:
4 batatas grandes sem casca ( batata palha)
Óleo para fritar

Preparo:
Em uma vasilha misture o queijo, o leite e o caldo. Misture bem até formar um molho homogêneo. Reserve (eu precisei aquecer o queijo com o leite para que dissolvesse bem).
Tempere o camarão com sal e a pimenta.
Em uma frigideira antiaderente aqueça a manteiga, doure o camarão por 2 minutos (se for usar camarão de cativeiro, não passe disso mesmo sob o risco de virar borracha). Acrescente o molho no camarão e deixe reduzir por 3 minutos. Reserve.

Acompanhamento:
Rale as batatas no ralador fino e coloque-as em um recipiente com água o suficiente para cobri-las. Deixe descansar por 5 minutos.
Depois seque as batatas com papel absorvente ou um pano de prato.
Frite as batatas em óleo quente até ficarem douradas.
Monte:
Em um prato coloque uma porção de arroz, se preferir utilize um aro para dar forma. Por cima do arroz coloque uma porção de camarão com o creme de queijo, e ao redor arrume porções de batata frita, e sirva.

Obs: Quando tenho pronto no freezer eu uso caldos caseiros, mas quando não, eu costumo usar o caldo Knorr Vitalie, que tem menos sal, não ganho nada com isso, mesmo porque nem sei se outras marcas tem caldos mais saudáveis.

19 comentários:

  1. Maura adoro receitas antigas,que coisa boa,jinhoss

    ResponderExcluir
  2. Maura que delicia de receita, ficou linda sua apresentação, que beleza! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Não dá p/ duvidar que está mesmo uma delícia, além de ser um prato lindo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que chique! Adorei!!

    Tem um selinho para você lá no Docinhos da Juju! :)

    Bjinho

    ResponderExcluir
  5. Maura minha amiga..que maravilha de receita!!imagino o sabor do queijo com o camarão..alem de ter ficado um prato lindo..parabens..bjus..li

    ResponderExcluir
  6. Maura que delicia deve ter ficado, que prato lindo bem montado, está apetitoso, parabéns.
    Querida estou melhor da gripe mas esta tossinha que esta acabando comigo, mas vai passar agora o tempo aqui deu uma esquentadinha e isto é nuito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Humm. deu água na boca só de ver a foto... que delícia, com essa batatinha palha então... arrasou!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Aiii... Maura!!!
    Esse prato está demais... Dá vontade de correr para o mercado comprar camarão e tentar copiar essa maravilha!!!
    O quê que é isso??? Isso não se faz!!!
    Ah, fiquei muito curiosa quando falou da receita do Bolo Podre...
    Nunca ouvi falar dele!

    Bjinhos,

    Eliane

    ResponderExcluir
  9. Que aspecto mesmo delicioso!! bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu amo gruyere, deve ficar maravilhoso. Adorei a receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Uau Maura. Que escândalo! A apresentação ficou linda. Está tudo combinando... Imagino o sabor... Eu amo queijo, portanto fiquei com água na boca ao pensar no camarão com o queijo gruyére. Fantastic! Adorei a receita.
    Bjs Carol

    ResponderExcluir
  12. ficou divino,a foto está perfeita. bjs

    ResponderExcluir
  13. Maurinha...
    eu amei, amei o bejim fia...meu marido não gosta mto da ricota (aliás não gosta de leite...uma injuaança como diz prás minhas bandas :D
    Então eu minha filhota devoramos o potinho no almoço...
    Eu fiz fritin tb... confunfiu pq o forno foi p a dica das meninas...:)
    Já fiz mais vezes ...pq a ricota veio de quase 600g...imagina a luta deixar isso desperdiçar ...rs...
    Um bejim e um lindo domingo procê, viu?! :)
    Ah...eu ainda não tive coragem de comer camarão, mas esse molho com a batata palha é uma receita maravilhosa, né?! :]

    ResponderExcluir
  14. Una delizia la tua ricetta, scrivi benissimo in italiano :) a presto un abbraccio affettuoso

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus...como eu me sinto triste nessas horas...aqui nas montanhas é tão difícil de achar um bom camarão...ahhhhhh....
    Menina, que maravilha isso, me deliciei em ver, parabéns!

    Abraço pra vc,
    Uma boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, isso parece ser uma perdição de sabor! Aki, esqueci de te contar, essa noite sonhei com vc! Sonhei que tinha ido passar umas férias no RJ e que fiquei hospedada na sua casa! Fui só e nós aprontamos muitooo! hehehehe, depois te conto os detalhes!

    ResponderExcluir
  17. Maura, que delícia de receita!!! Fiquei com água na boca! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Maura, achei seu blog a Pouco tempo e já amei.
    Bom, eu não cozinhava nada e a uns dois meses tenho me aventurado na cozinha e estou amando.
    Fiz essa receita do camarão e vim te dizer como ficou.
    Tive dificuldade em derreter o queijo no leite. Muita mesmo. Quando consegui acrescentei um pouco de creme de leite e uma colher de requeijao cremoso e ficou uma delicia. Todo mundo adorou! A batata foi um pouco dificil de fritar, acho que deixei elas molhadas e quando colocava no óleo elas grudavam mas o sabor era ótimo.
    No geral todo mundo gostou muito. Eu que estou comecando a empreender aos pouquinhos. Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi Sara, primeiro agradeço pelo carinho!
    No começo é sempre assim muitos erros e menos acertos depois vc vai se ajeitando, e as coisas vão melhorando, eu faço da cozinha um hobby há bastante tempo e no blog foi uma maneira de arquivar tudo o que eu testo para ficar para meus filhos aproveitarem.
    Quanto ao queijo eu tb tive dificuldade tive que aquecer o leite..., mas fico pensando se se colocasse no processador não seria mais fácil...? não sei mas como tenho sempre muita receita prá testar não há previsão de repetir essa, que até gosto muito.
    Quanto a batata vc deve lavar numa vasilha e depois de escorrer, secar com um pano de prato, ou se vc não se importar comprar pronta mesmo, eu é que sou chata e prefiro a caseira, até vi no supermercado uma bem fininha que achei ótima, não me lembro da marca mas estava escrito ultra-fina.
    Bem continue cozinhando é sempre bom!
    Bjs
    Maura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...