terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bok Choy puxado no gergelim

Oi gente fiz hoje para experimentar esse legume que eu conheci na feira e vi a receita no site do Victor Hugo, como ele mesmo explicou é uma acelga japonesa, nativa da China, indo para a Coréia e Japão.
É bem suave o sabor, mas ficou mais forte com os temperos do refogado, eu gostei muito, mas faria com o vermicelli ou harusame. A foto abaixo é do Victor Hugo.

Ingredientes:
10-12 folhas de acelga chinesa
2,5 colheres (chá) de gergelim
3 colheres (chá) de óleo de gergelim tostado
2 dentes de alho pequenos (eu usei 1/2 cebola média)
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (chá) de sake azuma mirin
3 colheres (chá) de shoyu (molho de soja fermentado)
30g de vermicelli/ harusame (opcional, mas aconselho a usar)

Modo de fazer:
Corte as folhas  "haste" (a parte branca) do bok choy se forem grandes, as pequenas podem ser deixadas inteiras e lave bem, reserve.
Numa frigideira ou wok, toste o gergelim até começar a "estourar" e escurecerem um pouco. Reserve.
Na mesma frigideira, aqueça o óleo de gergelim tostado e refogue o alho e o gengibre ralados. Logo acrescente o bok choy e mexa bem. As folhas irão murchar, demora uns 2-3 minutos em média.

Junte o sake, e mexa. Adicione o shoyu e mexa novamente. Deixe cozinhar por 1-2 minutos até que evapore um pouco. Acrescente o gergelim tostado, misture e está pronto.

Sugestão do Victor: pode ser consumido do jeito que saiu da frigideira com arroz e kimche (que não sei fazer) ou junte o harusame já hidratado, que eu acho que fica ótimo apesar de não ter usado.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Camarão com catupiry

Esse camarão ficou muito bom mesmo!!! e é fácil fácil!
Ingredientes:
800g de camarão limpo
3 tomates sem pele e sem sementes picados
1 cebola ralada
1 dente de alho (opcional)
1/2 xícara (chá) de polpa de tomates
Salsa e cebolinha
200g de mussarela ralada (na verdade esqueci)
Requeijão Catupiry (mais ou menos 4 colheres de sopa)
Molho branco eu uso esse daqui, mas você pode usar a sua receita.


Modo de fazer:
Limpa e tempera os camarões com vinho branco, sal e pimenta do reino.
Faz um refogado com cebola, alho (se for usar) e os tomates deixa secar bem, depois tira os camarões do tempero e coloca para refogar junto, acrescenta a polpa de tomate e mexe por uns 3 minutos. Reserve.
Faz ou compra o molho branco pronto, mistura com o Catupiry (eu usei o de pote que é mais líquido, mas pode usar o outro).
Para arrumar coloque no fundo da travessa o molho de camarões, por cima o molho de Catupiry e salpique coma mussarela ralada, leve ao forno para gratinar.
Sirva com arroz branco.
Obs: eu tenho umas amigas queridas que são zero na cozinha, então eu gostaria de deixar aqui umas dicas para quando forem fazer camarões: se os camarões são de cativeiro não se pode cozinhar mais do que 8 minutos, se forem de alto mar pode passar um pouquinho mais, senão fica uma "borracha", é importante deixar o molho apurar bem porque depois de colocar os camarões o tempo de cozimento é rápido, bjs.

sábado, 21 de agosto de 2010

Voltei!!!


Oi meninas e meninos!!! estou de volta, estive em Brasília, dia 19 de agosto foi o aniversário da minha neta a Júlia, mas depois que eu descansar um pouquinho conto prá vocês o que aconteceu, vou atualizar as minha visitas, bjs

Maura

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bollitos de jamón y queso (Scones de presunto e queijo)

Oiiii! o nome da receita é do blog dono da receita, por isso só traduzi, se são scones ou não eu não sei, a mim parece mais pãezinhos recheados, mas não sei se lá na Espanha, são conhecidos assim.
Esse blog Kanela y Limón tem muitas coisas boas, acho as fotografias muito bonitas e as receitas deliciosas!!!


Na receita original tem o passo-a-passo.


Como achei os bicos muito grandes, resolvi partir
pela metade mas não precisa são assados altos mesmo, dá para ver que os cortados cresceram menos.













Eu estava me achando a padeira da vez, mas os bichinhos (bollitos) não ficaram bonitões como eu esperava, ficaram bem gostosos, no mesmo esquema dos brioches, no outro dia, a gente parte e torra que fica muito melhor, como vocês podem ver na foto acima.

Ingredientes:
250g de farinha de trigo (aqui tive dúvida, não sabia se a farinha de trigo era diferente, dizia harina de fuerza)
120ml de água
25g de leite em pó
60g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo
1 envelope de fermento seco
40g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:
Presunto fatiado
Queijo fatiado e ralado

Preparação:
Colocamos todos os ingredientes, exceto a manteiga, seguindo as instruções da MP (mas você pode fazer na mão mesmo), primeiro os líquidos e depois os sólidos. Selecionamos o programa de amassar, e passados 15 minutos colocamos a manteiga e voltamos a amassar por mais 15 minutos.
Depois vamos ter uma massa elástica, lisa e brilhante e colocamos numa tigela grande untada com azeite, coberta com um pano de prato e deixamos crescer até dobrar de volume.

Retiramos pequenas porções de massa de maneira que coincida com o tamanho do presunto e do queijo,enrolamos e cortamos em três partes sem soltar as pontas, dobramos em três rolinhos juntos e colocamos nas formas (eu usei forminhas de papel de assar) e pincelamos com a gema, salpique com queijo ralado e levamos ao forno preaquecido 180ºC, até que a superfície fique dourada.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Molho de tomate II

Logo que eu comecei o blog alguns amigos me pediram para postar uma receita de molho de tomates básica e eu fiz, mas agora eu vou dar a receita de um molho um pouco mais incrementado e muito bom, que serve para vários tipos de pratos, esse ainda não é o molho que minha vó fazia que cozinhava horas com carne, esse fica para uma outra hora.

O molho de tomates deve ser feito com tomates, bem maduros, bem maduros mesmo ou usando os tomates de lata que já vem pelados, que são de uma praticidade sem fim, eu gosto muito da marca Annalisa, não ganho nada com isso é só porque acho bom mesmo. Não é bom liquidificar os tomates, então eu uso um aparelhinho que você passa o tomate e ele vai sendo esmagado que se chama mouli de legumes, porque serve para passar outros legumes, mas os furinhos não podem ser muito pequenos senão fica difícil de passar, tem alguns que já vem com discos de várias espessuras, esses são os melhores pra mim. Veja foto acima.
Mas se você não tem o aparelho pique e esmague bem os tomates, o Jamie Oliver esmaga com as mãos os tomates de lata. (O moço é root !)

Ingredientes:
1 kg de tomates bem maduros ou 2 latas de tomates pelados (240g drenados cada lata)
2 colheres (sopa) de óleo
1 dente de alho esmagado
1/2 cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de azeite (ou mais se preferir)
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
2 colheres (sopa) de orégano fresco picado (se for seco só uma colher)

Preparo:
  1. Leve ao fogo brando, em uma frigideira, o óleo, o alho, a cebola deixe fritar um pouco e adicione os tomates e o extrato de tomate. Tampe e deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficar macio, mexendo para que o tomate se desmanche.(Se precisar adicione um pouquinho de água). Acrescente a salsa picada, o manjericão, o orégano e o sal a gosto.
  2. Deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos ou até apurar.
  3. Desligue e adicione o azeite.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cupcake de cenoura com cobertura de chocolate


Eu fiz esses cupcakes para dar para a filha de uma amiga, e não podia ter uma cobertura muito alta, porque eu não tinha uma caixinha muito alta para transportar. Ficou muito bom. As fotos dele aberto ficaram horríveis, mas fiz aquele buraquinho e coloquei o recheio até em cima. A receita é da querida Pam, que faz coisas deliciosas.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato ´
1 colher (café) de sal
2 xícaras de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
3 xícaras (chá) de cenoura ralada fina
4 ovos
1 xícara de óleo menos 1 dedo

Cobertura de Ganache:
300g de chocolate ao leite ou meio amargo picado
1/2 lata de creme de leite sem o soro
2 colheres (sopa) de mel

Preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Em uma tigela misture os ingredientes secos peneirados e a cenoura. Junte os ovos levemente batidos e o óleo. Misture bem e distribua em forminhas de cupcake untadas ou forradas com papel. Asse por aproximadamente 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar sobre a grelha.

Cobertura:
Derreta o chocolate no microondas, acrescente o creme de leite e o mel, e misture até formar um creme liso e uniforme. Leve à geladeira por 20 minutos. Em seguida bata na batedeira até ficar cremoso e clarear um pouco.

Coloque no saco de confeitar e cubra os cupcakes.
Rende 12 cupcakes grandes.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sopa cremosa de mandioquinha, cenoura e gengibre

Mais uma sopinha deliciosa para aquecer essas noites mais frias. Essa receita é do blog Manjericota, eu fiz umas adaptações porque não tinha todos os ingredientes em casa. Mas sabe ficou ótima, aprovada!! Eu vou colocar a receita original com as modificações.

Ingredientes:
Faça um caldo de carne, com 1 pedaço de carne (250g)(eu usei meio paio)
1 cebola picada
1 salsão picado
1 alho-poró em pedaços
2 dentes de alho
2 cenouras em pedaços
1 litro de água
300g de mandioquinha ou batata-baroa
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
Cebolinha para salpicar

Faça um caldo de carne com a cebola, salsão, alho poró, alho e as cenouras. O caldo de carne é feito da maneira tradicional, frite bem estes ingredientes, adicione 1 litro de água, sal e pimenta a gosto. Cozinhe por aproximadamente 1 hora

Obs: na receita original o creme é servido com a cebolinha picada junto com o sour cream, ( que é feito com 1 xícara de creme de leite com 1 colher (sopa) de limão descansados por 30 minutos na geladeira), mas como meu marido é um pouco chato eu resolvi não usar o sour cream, usei só a ceboli nha.
Adicione à esse caldo as batata-baroas (ou mandioquinha) mais ou menos 300g e o  gengibre.
Deixe cozinhar por mais uns 20 minutos até que a batata esteja macia. Descarte a carne e coloque todos os ingredientes para bater no liquidificador. Se preferir separe o gengibre caso você ache que pode ficar muito forte o sabor.

Sirva o creme pronto com a cebolinha picada e o sour cream (creme azedo: 1 xícara de creme de leite com 1 colher (sopa) de limão descansados por 30 minutos na geladeira)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...