segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pão de mel II

Gente esses foram os pães de mel que fiz para a Páscoa, é uma receita bem fácil, mas a melequeira que eu faço com o chocolate derretido, é uma coisa!!!
Essa receita é de um curso que fiz para aprender umas coisinhas com chocolate, na receita o pão de mel era aberto, mas fiz fechado mesmo.
Vou dar a receita do pão de mel e a cobertura fica por conta de cada um.

Ingredientes:
3 ovos
3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de óleo (milho ou canola)
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de mel
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, e óleo. Junte os demais ingredientes e bata novamente. Agregue as especiarias, a farinha de trigo e o sal e envolva a massa, pode até dar uma batida rápida com tudo para misturar bem, mas cuidado a massa pode pesar no seu liquidificador.
Unte uma forma média/grande, coloque a massa na forma e leve ao forno médio (180º)( para mim isso é forno baixo), mas vamos lá, por uns 25 minutos, vai depender de cada forno. Deixe  esfriar. 
Montagem: faz-se casquinhas de chocolate, com as forminhas para chocolate. Depois que endurecer retira as forminhas de chocolate, corta-se o bolo no formato das casquinhas,  parte ao meio recheie com doce de damascos ou doce de leite, coloque dentro das casquinhas e cubra com o chocolate restante para fechar, enfeite com confeitos ou outros da sua preferência e pronto!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Biscoitos de Páscoa

Gente consegui fazer esses biscoitos depois de um tempo ocupada com umas encomendas, eu sou muito enrolada mesmo tenho que admitir... esses biscoitos eu vi no blog da Fabiana, Sonho doce, sonho, pensei logo na minha neta, e acabei fazendo com uma pequena adaptação, só para ficar mais colorido!!! Achei os biscoitos deliciosos, tem ainda mais explicações lá no blog da Fabiana, e muitas outras delícias porque a moça não pára, impressionante!!!

Ingredientes:
1/2 xícara de (chá) de manteiga, em temperatura ambiente, mas ainda firme
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente, batidos ligeiramente
2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
400g de amido de milho (maizena)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pacotede coco seco ralado (não usei)

Modo de fazer:
Na batedeira, bata bem a manteiga até ficar cremosa. Junte aos poucos o açúcar e continue batendo até formar uma massa aerada. Com a batedeira ligada, vá juntando os ovos batidos em fio, para formar uma emulsão. Se talhar, junte um pouco de farinha de trigo. Depois de colocar todo os ovos, desligue a batedeira. Junte, alternadamente, a farinha de trigo, o leite, a maizena e o coco ralado se for usar, misturando com uma colher de pau ou espátula. Quando a massa estiver homogênea, junte o fermento. Misture bem e molde os biscoitos.
Coloque-os em forma untada e enfarinhada, leve ao forno preaquecido médio e deixe assar até começar a dourar.

Obs: a única modificação que eu fiz foi colocar corante vermelho, num pouquinho da massa para fazer o foçinho do coelho.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Penne integral com legumes assados

Oi meninas e meninos, esta é uma receita deliciosa e fácil de fazer, só que prá mim só isso é pouco tenho que acompanhar sempre com um tipo de carne, para o vegetarianos um manjar!, essa receita já saiu no Rainhas do Lar, mas tirei do site de uma das meninas do Rainha, chama Pimenta do Reino e é cheio de coisinhas boas por lá!!!

No molho: 
Abobrinha, cenoura, cebola (em lâminas bem fininhas), pimentão verde sem cascas, (usei o vermelho) e  tomates sem pele e em pedaços grandes, (eu usei no final*). Ervas  como manjericão, tomilho, alecrim, orégano, etc..e no final pode até cheiro verde.

Espalhe os legumes em um pedaço de papel alumínio, tempere com flor de sal,  pimenta, e erbes provence, ou as ervas que você tiver como as citadas acima. Regue com bastante vinagre balsâmico e azeite feche o papel alumínio como um envelope e leve ao forno até que os legumes estejam macios. (mais ou menos 20 minutos, para não perder a crocância).Depois que tirar do forno acrescente os tomates e misture ao molho que se formou. No caso eu coloquei os tomates no final porque estavam já picados e não deveriam ir ao forno senão desmanchariam, copiando as palavras da Fabi proprietária do blog.

Cozinhe o  penne, com água e sal, depois de cozidos, separe 1/3 xícara da água que cozinhou a massa e junte ao molho, misture o macarrão já escorrido ao molho e enfeite com raspinhas de limão siciliano que esqueci, e se quiser um queijinho ralado.

* como os meus tomates já estavam picados deixei para colocar no final.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Rondelli de espinafre

Foto acima copiada da revista Cláudia.
Essa receita é ótima da revista Cláudia, mas tem seus prós e contras.
Eu gosto muito, só que essa maneira de fazer que é a indicada pela revista, a massa fica grossa e um pouco dura, por mais que você estique e deixe ela bem fina, depois de cozida ela engrossa.
O que eu acho melhor, seria fazer a massa, cortar em pedaços longos, cozinhar e depois rechear, cortar em rodelas e finalizar a receita aí sim pode ficar bem fina.

Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de trigo ( 240ml)
3 ovos grandes
1 pitada de sal

Modo de fazer:
  1. Em uma superfície lisa, coloque e farinha e faça uma depressão no centro. Junte os ovos e o sal.
  2. Com um garfo, misture deixando a farinha cair por cima até que seja incorporada pelos ovos.
  3. Amasse bem até obter uma bola de massa homogênea que não grude nas mãos.
  4. Cubra com um pano e deixe descansar por uns 15 minutos antes de utilizá-la. Rende 400g de massa.
Ingredientes do recheio:
1 maço de espinafre lavado e cozido (eu refoguei um pouco com azeite e cebola)
200 g de queijo minas fresco ralado grosso
2 xícaras de queijo parmesão ralado
5 litros de água
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras de creme de leite fresco
Alho picadinho a gosto
Queijo ralado

Modo de fazer:
Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 28 x 40 cm. Sobre ele, espalhe as folhas do espinafre já temperadas e refogadas, por cima polvilhe com o queijo minas e o queijo parmesão.
Enrole pelo lado menor, (como mostra a foto acima) pressionando nas laterais para que o recheio não escape. Embrulhe com um pano fino, amarrando as extremidades com um barbante. Em uma panela grande (bem grande), leve ao fogo alto a água temperada com o sal para ferver. Junte o rolo de massa e cozinhe por 45 minutos ou até ficar bem firme. Escorra e deixe descansar por 10 minutos. Retire o barbante e o pano e corte o rocambole em fatias de 1,5 cm de espessura. Arrume-as num refratário médio.
Enquanto isso faça o molho, refogue o alho com um pouquinho de azeite, coloque o creme de leite fresco e deixe cozinhar um pouco, depois junte o queijo ralado e cozinhe mais um pouco até dar uma ligeira engrossada, desligue e jogue sobre o rondelli, leve para gratinar até dourar. Forno quente  (200ºC), preaquecido, por 30 minutos.

O molho que eu usei é um pouco diferente da receita original, eu gosto mais desse, mas você pode usar como na receita que é só cobrir o rondelli com o creme de leite e polvilhar com bastante queijo parmesão ralado por cima.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Salada grega

Gente delícia de salada!!!
Aqui vai o link da receita é só procurar no site Nossas Receitas.
Como eu não tinha todos os ingedientes em casa, troquei alguns,e fiz uma salada bem pequena,  mas vou colocar  a receita original.

Ingredientes:
6 tomates cortados em 4 (usei tomatinhos cereja cortados ao meio)
2 cebolas cortadas em pétalas
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas (usei palmitos picados)
1/4 de xícara de champignon
1/4 de xícara (chá) de salsinha picadinha
1/2 de xícara (chá) de manjericão
Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto


Misture bem todos os ingredientes e coloque em uma saladeira. Sirva gelado.
Rende: 4 porções
Grau de dificuldade: fácil

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Peixe ao molho de tomate e champignon

Primeiro gostaria de dizer que esses links indesejados que aparecem às vezes quando se abre o blog, já estou providenciando uma ajuda porque não estou conseguindo tirar, já limpei os cookies, mas ainda aparece.
Essa é uma receita leve, e deliciosa!!e esse molhinho hummm ficou ótimo!. Eu  adaptei do blog da Andreia, Aromas e Sabores, sempre tem coisas boas por lá, vale dar uma olhada! 

Ingredientes:
1 kg de filé de peixe da sua preferência
100ml de azeite
200g de champignon fatiados
2 tomates grandes sem sementes e sem pele cortados em cubinhos (usei 3)
2 cebolas cortadas em cubinhos
4 dentes de alho picadinhos (usei só 2)
1 colher  (sopa) de ervas de provence ou ervas a gosto
1 colher (sopa) de alcaparras (foi opção minha)
Salsinha a gosto
Sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:
Refogue a cebola e o alho no azeite  até ficarem ligeiramente dourados, acrescente os tomates refogue mais um pouco. Junte o champignon e as ervas, salgue a gosto e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo. Reserve.

Tempere o peixe com sal, coloque os filés numa assadeira e cubra com a mistura.
Leve ao forno alto preaquecido até que estejam assados.

Obs: Eu sempre prefiro dar uma grelhada no peixe e depois cobrir com o molho e levar ao forno só prá esquentar um pouco, mas sempre fica um pouco do cheiro da fritura do peixe, então resolvi dar uma pré assada no peixe aí virou uma loucura, porque eu coloquei os dois filés juntos numa assadeira e acabou fazendo muita água e na verdade o peixe cozinhou no forno, mas mesmo assim continuei a receita, deixei secar a água e cobri com o molho e finalizei,  o peixe ficou ótimo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...