sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma ideia legal

Vi essa ideia nesse link, café com mini bolinhos de fubá,  achei muito legal para receber uns amigos!!!, lembrei da Renata, essa mineira que tudo (ou quase tudo), acompanha com um cafezinho!!!bjs

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pão Challat

Mais um pão que aprendi, e gente também soltei as feras que estavam dentro de mim, porque tive que sovar o pão, e cansei... da próxima vez vou seguir a receita na MFP, ufa!!
A receita é do blog da Akemi, Pecado da Gula, que por sinal me deixa babando com as maravilhas que faz por lá.

Texto da Akemi com pequenas modificações, porque achei bem explicado.
Ingredientes:
1 1/2 colher (sopa) de fermente seco para pão
1 3/4 de xícara de água morna
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo

Numa vasilha grande, misture tudo e deixe descansar por 15 minutos para ativar o fermento.

Junte:
4 ovos grandes
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo

Misture bem e vá adicionando a farinha de trigo até dar o ponto para trabalhar na mesa (cerca de 1kg - 800g ). Eu também usei melhorador de massa ou pães (1 colher de (chá).

Sovar bastante (cerca de 20 minutos), nos primeiros 10 minutos eu já estava "morta", acho que consegui sovar por mais 5 minutos..., junte mais farinha se for necessário mas cuidado para não deixar a massa dura e ressecada. Procure secar a massa batendo e sovando muito. No começo é uma melação mesmo, gruda na mesa mas tenha fé e força, raspe tudo com a espátula e continue a sovar. Modele numa bola e verá que chegou no ponto quando, ao apertar a massa com um dedo, ela oferecer resistência e volta. Transfira para uma vasilha levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por 1 hora ou até dobrar de volume.

Dê alguns soquinhos sobre a superfície da massa e retire da vasilha. Divida em 6 porções (rende 2 tranças enormes) ou 12 para 4 tranças médias e modele em bolinhas. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 10 minutos. Faça rolinhos em cada bolinha e trance.

Coloque na assadeira untada e enfarinhada, cubra com o pano outra vez e deixe descansar mais 30 minutos. Pincele levemente com ovo batido e polvilhe com gergelim branco (muito ovo deixa a superfície dura).

Leve para assar em forno quente (205ºC) por 25 - 30 minutos ou até ficarem bem douradas. Tire do forno e deixe esfriar em cima da grade.

domingo, 15 de maio de 2011

Sorvete de maracujá


Essa receita eu corri para postar porque achei deliciosa, é um sorvete caseiro, bem azedinho, (isso vai depender do seu gosto), e bem gostoso, é do blog Rocambole, e ainda não conheço a dona do blog, mas vi delicias por lá!!. Mas valeu a experiência!!!

Ingredientes:
170g de polpa de maracujá
4 ovos (claras e gemas separadas)
240g de açúcar 
500ml de creme de leite

Modo de preparo:
Coloque a polpa do maracujá e 100g de açúcar numa panela em fogo baixo até levantar fervura. Daí comece a mexer por cerca de 4 minutos, ou até o açúcar estar dissolvido e a  mistura ter engrossado um pouco. Passe a mistura para uma tigela e deixe esfriar.
Coloque as gemas  o restante do açúcar numa tigela em banho-maria. Bata com um fouet durante cerca de 5 minutos ou até que a mistura esteja pálida (amarela esbranquiçada). É bem rápido.
Delicadamente incorpore o xarope de maracujá já frio na mistura das gemas e reserve.
Na batedeira bata o creme de leite fresco até começar a engrossar. Mas não bata demais pois deve ficar mais para uma consistência mole do que dura. Reserve.
Em outra tigela bata as claras em neve com uma pitada de sal até ficarem firmes também não muito duras.
Cuidadosamente junte o creme de leite batido à mistura de maracujá e depois de misturado, incorpore as claras em neve de forma suave. Coloque tudo na tigela de metal (eu usei uma forma de bolo inglês) tampe com o papel alumínio e congele de um dia para o outro.

Eu fiz metade da receita porque como sugeriu a autora, sorvete caseiro não dura muito e como somos dois para comer melhor não estragar. Diminui um pouco do açúcar para conservar o azedinho do maracujá. Depois de pronto tirei do freezer e esperei um pouco para servir ficou bem duro, mas logo depois macio, não tão cremoso mas macio.

Obs: tirei a minha lista de blogs para fazer um teste foi sugestão de uma blogueira amiga na tentativa de me ajudar a me livrar desses sites indesejados, recoloco assim que for possível.

sábado, 14 de maio de 2011

Kibe de forno

Eu sempre fiz quibe de forno, mas no olhômetro, até que um dia uma amiga me pediu uma receita aí eu resolvi testar essa receita que é da Talita, Chocorango e achei ótima porque eu não tinha o hábito de rechear com queijo, e achei a mistura  boa demais !!!!. O blog da Talita já é conhecido de vocês por isso dispensa apresentações.

 Ingredientes:
500ml de água fervendo
3 dentes de alho amassados
4 tabletes de caldo de carne (usei 3)

250g de trigo para kibe

700g de carne moída
2 cebolas picadas
3/4 de xícara de hortelã fresca picada
1/2 xícara de cebolinha e salsinha fresca picadas
250g de maionese (usei 3 colheres de sopa)
Pimenta síria
Sal a gosto
4 tomates picados

Recheio:
250g de queijo mussarela
200g de requeijão cremoso

Modo de fazer:
Dissolva na água fervendo, os tabletes de caldo de carne e junte o trigo e o alho amassado. deixe por 1 hora.
Em uma vasilha grande, misture a carne, as cebolas, hortelã, cebolinha, salsinha, maionese, sal, pimenta siria e o trigo que estava de molho e já absorveu toda a água.
Acrescente os tomates e misture sem espreme-los.
Em um refratário alto sem untar, coloque a metade da massa e nivele com as costas de uma colher, acrescente o recheio e o restante da massa, nivelando. Coloque o refratário sobre uma forma maior (isso evitará que o fundo doure mais depressa e se o recheio vazar, não vai sujar nada no forno) e asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 1 hora. Não deixe ficar mais tempo senão pode secar demais.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bolo de (água de rosas) e limão

Eu gostaria de comentar sobre esse bolo, que eu fiquei por um tempo desejando experimentar, quando comecei a fazer o bolo pensei isso vai dar errado, porque eu nunca tinha acrescentado manteiga desse jeito, não levei fé, mas pasmem funcionou, a receita é do Richie que vocês todas conhecem, ou já passaram por lá. O bolo ficou bem macio, ótimo!!!
Outra coisa, não usei a água de rosas porque não gosto do cheiro, acho que até um dia preciso experimentar, mas o cheiro é tão forte que (não sei, estou falando sem provar) tiraria o verdadeiro cheiro de "bolo". 

Ingredientes da massa:
1/3 de xícara (50g) de farinha de trigo normal
1 e 1/2 xícaras (175g) de farinha de trigo com fermento
4 ovos
1 xícara  de açúcar (175g)
175g de manteiga amolecida
90ml (pouco mais de 1/3 de xícara) de água
Raspas de um limão 
1 colher (chá) de água de rosas (não usei)

Ingredientes do xarope:
Suco de 1 limão
5 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes do glacê:
150g de açúcar de confeiteiro
Água de rosas para dar o ponto (usei limão)
Corante em gel vermelho morango (só uma gotinha, eu passei um pouco do ponto)

Preparo da massa:
Preaqueça o forno a 170ºC
Unte e enfarinhe 2 formas de bolo inglês pequenas, ou 1 média.
Em uma tigela misture bem as farinhas, o açúcar e a manteiga amolecida.
Em outra tigela bata os ovos, a água  e a água de rosas (se for usar).
Coloque a mistura de ovos na mistura de farinhas, adicione as raspas de limão e bata rapidamente.
Distribua a massa nas formas preparadas e leve ao forno por 30 minutos, até dourar.

Enquanto isso prepare o xarope: leve o suco de limão e o açúcar em uma panela pequena ao fogo, mexendo até o açúcar dissolver. deixe chegar à fervura e desligue.
Pincele os bolos, quando morno, com o xarope, e deixe esfriar completamente.

Prepare o glacê:
Coloque o açúcar em uma tigelinha e adicione algumas gotas de água de rosas, (eu coloquei gotas de limão) mexendo bem e adicionando mais água de rosas, se necessário, até que o glacê chegue ao ponto de cobrir as costas da colher. Adicione, com o auxílio da ponta de um palito, um tiquinho de corante, suficiente para deixar o glacê rosado. Misture bem.
Cubra os bolos já frios com o glacê. Deixe secar para formar casquinha.

Obs: eu esqueci de explicar o resto da história do bolo, é que eu fiz para levar para um café com uma tia, aí como não podia cortar o bolo assei numas forminhas pequenas 2 bolinhos para ver com a massa ficou e coloquei uma foto do bolinho cortado para vocês verem, desculpem, estou atrapalhada hoje (meu marido iria falar: só hoje???)rsrsrs!!!

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães

Vou começar falando que não gosto de datas para expressar o que sinto. 
Mãe um grande beijo e mais uma vez sem me cansar  de agradecer por todas as horas de apoio e fidelidade, mesmo não me comportando como você gostaria, mesmo quando lhe falta a paciência, pela minha falta de crença, a sua fé supera tudo, essa sua dedicação sempre é demais!!!
Feliz dia das Mães para você e todas as mães que conheço!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Frango Teriyaki

Oi meninas e meninos, hoje optei por um frango diferente agridoce, do blog da Patricia, Technicolor Kitchen, ela tem receitas super bem feitas com um capricho enorme nas fotos, vale uma visita!!! Também como a Patrícia fiz metade da receita, mas vou postar a receita toda.

Ingredientes:
(xícara medidora de 240ml)
2 colheres (sopa) de saquê
1/4 de xícara de mirin (vinagre de arroz)
1/4 de xícara de shoyu (molho de soja)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro 
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
4 cebolinhas, somente a parte branca, em rodelinhas
Algumas gotas de óleo de gergelim
800g de coxa de frango (sem pele e sem osso), em pedaços de aprox. 1-3cm
1/2 colher (sopa) de óleo vegetal de sabor neutro
Pimenta-do-reino moída na hora
1 punhado de salsinha picada
Arroz para acompanhar e sementes de gergelim pretas e brancas para dar um saborzinho.

Modo de fazer:
Em uma tigela que caibam todos os pedaços de frango (esqueci de cortá-los), misture o saquê, o vinagre de arroz, o shoyu, o açúcar mascavo, o gengibre, a cebolinha e o óleo de gergelim. Junte o frango e misture, virando, para que todos os pedacinhos fiquem cobertos com a marinada.
Reserve por 15-20 minutos.

Aqueça o óleo em uma frigideira grande (com tampa) e, com o auxílio de uma escumadeira, remova o frango da marinada e transfira para a frigideira. Refogue até que os pedaços de frango pareçam cozidos do lado de fora.
Despeje a marinada sobre o frango, deixe ferver e então tampe e abaixe o fogo, e deixe cozinhar por 5-10 minutos ou até que os pedaços de frango estejam cozidos e o molho engrosse levemente.
Junte a pimenta e a salsinha, misture e sirva.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bôla de sardinha

Essa receita vai para a amiga da minha mãe, Olgarina e sua filha Audrey que já devem ter cansado de esperar por ela! é demorou mas saiu! Na verdade esse é um teste com uma massa que leva óleo, ainda vou testar uma que leva manteiga e conto como ficou!
A Bôla é um salgado muito servido em Manaus, nos cafés e botequins, os recheios mais comuns são de sardinha e camarão seco. Eu adoro comi quase tudo, talvez porque me traga lembranças de lá. A receita é da Gislene uma amiga de lá.

Ingredientes:
(Metade da receita)
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
1 copo de leite morno
1 colher (sopa) cheia de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de óleo
3 gemas
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
Gema para pincelar

Modo de fazer a massa:
Dissolve o fermento no leite morno, depois acrescente o resto dos ingredientes e deixa crescer por 1 hora. Abre metade da massa forra uma forma, coloca o recheio, cobre com o restante da massa, pincela com gema, deixa crescer por mais ou menos 30 minutos, e leva para assar em forno médio, até dourar. 
Depois corte em retângulos e sirva.

Recheio:
2 latas de sardinha em conserva
Cebola, alho, tomates, azeitona, salsa e cebolinha
Azeite
Refoga a cebola e o alho no azeite, coloca os tomates picados sem pele e sem sementes, junte a sardinha em pedaços pequenos, e por fim misture as azeitonas, salsa e cebolinha.
Espere esfriar e empregue.

Obs: essa receita me foi dada de um jeito que não dava certo então mudei um pouco a quantidade de trigo aí funcionou, eu peço desculpas mas como fui testando esqueci no final de medir a quantidade certa de farinha de trigo, por isso acho melhor colocar os líquidos e deixar o trigo para ir acrescentando aos poucos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...