sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bolo de aipim com coco

Esse bolo aprendi num curso que fiz há algum tempo atrás. Não sei se posso falar o nome do professor, por isso vou deixar assim mesmo. A receita é um pouco diferente da receita que costumo fazer, fica mais leve, e é uma delícia!!!
Fiquei até com pena porque fiz uma receita inteira como não estou podendo comer muito açúcar e o meu marido não gosta muito de doce, vou ter que doar o bolo para os vizinhos...

Ingredientes:
Massa:
4 gemas
400g de açúcar ( usei 250g e achei ótimo)
150g de manteiga
120ml de leite de coco
100g de coco fresco ralado
500g de massa de mandioca (ralada e bem espremida) (detalhe: esqueci de espremer)
20ml de óleo de milho
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
4 claras batidas em neve dura
Coco ralado seco para enfeitar

Modo de fazer:
Unte uma forma grande (eu usei 2 formas de  20cm de diâmetro)
Bata as claras em neve e reserve.
Bata na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Junte o leite de coco e bata bem. Agregue o coco ralado, a massa de aipim, óleo, o sal e misture bem . Junte o fermento e sal. Envolva delicadamente as claras em neve.
Leve ao forno 200ºC até dourar por aproximadamente 40minutos, depende do forno.

Calda de coco:
Misture o restante do leite de coco (80g), com 50ml de leite e mais uma colherinha de açúcar, leve ao fogo e deixe ferver até formar uma calda rala. Coloque a calda quente sobre o bolo e salpique coco ralado seco a gosto.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pão de Petrópolis da Akemi

Oiiii gente, eu gosto de fazer pães, isso é fato! 
Deve ser porque sei da quantidade de porcaria que vem junto com o pão industrializado, e o prazer de fazer seu próprio pão é muito bom!!!
Esse pão eu já tinha feito, na receita da Namaria Braga, e só prá variar deu erro... é ficou ruim, daí desisti, daí uma moça esperta que nem a Akemi pegou a receita e fez uma maravilha consertando alguns erros da receita e ficou ÓTIMO!! Akemi um beijo! Ops! minha foto ficou parecida coma sua.
Vou colocar a receita da Akemi do blog Pecado da Gula, já corrigida por ela.

*xícara medida 240ml
Ingredientes:
50g de açúcar (1/4 de xícara)
400g de farinha de trigo (2 3/4 xícaras)(usei Dona Benta)
30g de fermento biológico fresco (usei 1 colher sopa de fermento seco biológico)
uma pitada de sal
1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente
180ml de leite morno(3/4 de xícara)
1 ovo extra grande
1 gema misturada com 1 colher de (chá) café pronto 

Com o link do blog da Akemi acima, vocês podem ver a outra maneira de fazer o pão.
Modo de fazer do jeito da Akemi:
Divida a farinha de trigo entre 2 vasilhas. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, o açúcar a seu lado o ovo num canto. Despeje o leite morno sobre o fermento e misture com uma espátula ou colher de pau até formar uma massa. Mexa vigorosamente até formar uma mistura lisa e elástica, levantando bolhas. Caso fique uma massa pesada, junte um pouco mais de leite até formar uma massa líquida mais mole sem ser líquida.
Junte o conteúdo da outra vasilha e misture com cuidado até formar massa lisa e homogênea (cerca de 10 minutos). Não é preciso juntar mais farinha de trigo. Modele uma bola e volte a massa na vasilha. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (uns 40 minutos). Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e modela a massa numa bola novamente. Cubra com um pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos. Abra a massa num pequeno retângulo com largura do tamanho da forma e enrole como rocambole. Coloque o pão modelado na forma, com a parte que fechou para baixo. Pincele com agema e cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume (uns 30 minutos). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos. Caso fique corado demais, cubra com papel alumínio e deixe terminar  de assar. tire do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
A receita rendeu 2 pães médios (24x10x6cm).
A minha opinião: achei a massa extremamente macia e leve, no dia seguinte fica até melhor para cortar, de tão macio que ele fica, é uma delícia e faz torradas maravilhosas!!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

O Bolo do Elvis Presley do Technicolor Kitchen

Este bolinho precisa de uns esclarecimentos, eu já tinha visto estava na lista para fazer, mas como ia receber umas visitas decidi dar uma colorida no bolo para ficar mais vistoso, então originalmente é um bolo branco sem cobertura... mas eu inventei uma bagunça danada, mesmo assim o sabor ficou o mesmo e adorei, porque é um bolo bem compacto. Ah e também queria com essa cobertura testar o maçarico que tinha ganhado de presente.
A receita é da Patricia do blog Technicolor Kitchen, sempre com docinhos maravilhosos!!

Ingredientes:
-xícara medidora de 240ml
3 xícaras (360g) de farinha de bolos*
3/4  colher (chá) de sal
1 xícara de manteiga sem sal amolecida (usei 200g)
3 xícaras (600g) de açúcar cristal (usei 2 xícaras)
7 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:
Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central de 25cm de diâmetro (com 11,2cm de altura) ou uma forma canelada tipo Bundt, com capacidade para 12 xícaras de massa**.

Peneire a farinha e o sal juntos duas vezes. Reserve.
Na tigela grande da batedeira bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-alta até obter um creme claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha.
Reduza para a velocidade baixa e acrescente metade da mistura de farinha, seguida de todo o creme de leite e o restante da farinha, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela e então bata a massa em velocidade médio-alta por 5 minutos - a massa vai ficar bem cremosa e sedosa.
Transfira a massa para a forma preparada e bata-a levemente sobre a pia uma ou duas vezes para remover as bolhas de ar. Coloque a forma no forno ainda frio e acenda-o na temperatura de 180ºC. Asse até que o bolo cresça e doure, por 1 hora a 1 hora e 25 minutos (faça o teste do palito: ele deverá sair com alguns farelinhos de bolo). Deixe o bolo esfriar dentro da forma sobre uma gradinha, passando uma faquinha nas laterais da forma se necessário. Deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro se desejar.
O bolo pode ser guardado bem embrulhado em plástico ou em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 5 dias.

*farinha para bolos caseira: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho.
**usei uma forma de bolo inglês grande.
Rend: 10 a 12 porções.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Torta de chocolate com uísque

Ingredientes:
Massa:
1 pacote de bolacha maisena
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (molinha)

Recheio:
1 lata de leite condensado cozido ou um potinho de doce de leite
1 lata de creme de leite
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de uísque
1/2 pacote de gelatina sem sabor
Leite para dissolver a gelatina

Cobertura:
500ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
Raspas de chocolate a gosto ou cerejas para decorar

Preparo:
Massa:
Amasse a bolacha maisena com as mãos e bata no liquidificador até virar farinha. Junte o chocolate, misture bem e acrescente a manteiga. Misture tudo com as mãos até ficar  uniforme. Distribua a massa numa forma e deixe uma beirada de 3cm. Leve ao forno  baixo por uns 15 minutos. Retire e reserve.

Recheio:
Na panela de pressão, cozinhe o leite condensado por cerca de 40 minutos após a panela começar a chiar (se for usar o doce de leite não precisa). Deixe esfriar e misture com o creme de leite, o chocolate e o uísque. Na batedeira misture até ficar homogêneo. Dilua a gelatina em leite frio e leve ao microondas para dissolver. Acrescente à massa e bata na batedeira até ficar homogêneo. Distribua sobre a massa e leve à geladeira por uma hora ou até ficar consistente. Reserve.

Cobertura:
Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar e a baunilha até virar chantilly, cubra a torta, decore com raspas de chocolate ou cerejas e sirva.

Esta receita foi publicada na Revista Cláudia e é de um leitor chamado Thiago Pellegrini.
Gostei muito, fiz umas adaptações e o gosto do uísque fez toda a diferença!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...