sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quibe de peixe com saladinha de pepino e Iogurte da Rita Lobo


Resolvi testar a receita da Rita Lobo, confesso que nunca tinha provado quibe de peixe, achei uma delícia!!!! e com a saladinha de pepino! hummm ficou boa demais, bem leve!!
Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/quibe-de-peixe-com-saladinha-de-pepino-e-iogurte.htm

Ingredientes:
500g de pescada limpa
1/2 xícara (chá) coentro
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de trigo fino para quibe
1/2 xícara (chá) de água
Raspas de 1 laranja pequena
Raspas de 1 limão
!/2 xícara (chá) de nozes picadas
Sal e pimenta-síria a gosto
5 colheres (sopa) de azeite
Gomos de limão para acompanhar

Modo de preparar:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o coentro. Se não quiser usar o processador, pique bem com uma faca. Reserve. Numa tábua, corte a cebola em metades, no sentido do comprimento, e depois em fatias bem finas, para formar meias luas. leve uma frigideira antiaderente média ao fogo baixo. Regue com azeite. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e outra de açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola.

Forre um escorredor com um pano de prato limpo, coloque o trigo dentro, lave sob água corrente e esprema bem, torcendo o pano como se fosse uma trouxinha.
Transfira o trigo para uma tigela. Junte o peixe, a água, as raspas de limão e laranja, as nozes e a cebola dourada. Tempere com sal e pimenta-síria. Misture bem. Unte uma forma refratária com azeite, cubra o fundo da forma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada, com uma faquinha risque  o quibe desenhando losangos. Regue a massa com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente, acompanhado da salada de pepino!

Salada de Pepino
2 pepinos japoneses
1 copo de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
15 folhas de hortelã
Limão(opcional)

Modo de preparar:
Lave e seque bem o pepino e as folhas de hortelã. Sobre uma tábua, usando um mandolim (ou uma faca), corte o pepino japonês em fatias bem finas. Reserve. Numa tigela, misture bem o iogurte e o a azeite. Tempere com sal e a pimenta moída na hora, junte a hortelã e as rodelas de peino e misture bem, nessa hora eu acrescentei umas gotas de limão. Sirva a seguir.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Torta de berinjela sem glúten

Primeira camada, um pouco de molho de tomates e as rodelas de berinjela
Agora fatias de champignon e azeitonas
Cebolas
Cubra com o molho de tomates restante

Hoje mais uma receita deliciosa de berinjela!!! fiz pequenas adaptações que vou colocar na receita e se vocês quiserem a receita original e só acessar o link abaixo.

Ingredientes:

1 berinjela cortada em rodelas
Champignon em conserva (na receita original cogumelos frescos)
1 cebola média em rodelas
Azeitonas
Queijo mussarela ralado
Queijo parmesão ralado
Pimenta do reino e sal a gosto
Azeite

Molho de tomates: usei esse aqui.

Molho de tomates da receita original:

1 lata de tomates pelados
1 xícara (chá) de molho de tomates
1 cebola picadinha
4 dentes de alho picadinhos
Manjericão seco a gosto
Folhas de manjericão a gosto
1 xícara (chá) de água fervente
1/4 de xícara de creme de leite fresco (pode usar o de caixinha)
Sal a gosto
Azeite

Modo de preparo:

Coloque as berinjelas cortadas em uma vasilha com água e sal por cerca de 1 hora para retirar o amargor da berinjela. Enquanto isso prepare o molho: coloque uns fios de azeite na panela e refogue a cebola junto com o alho. Em seguida, adicione o molho de tomates, a lata de tomates pelados, o manjericão seco, o sal e a água fervente. Deixe o molho apurar no fogo médio por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, a crescente o creme de leite, as folhas de manjericão picadinhas e uns fios de azeite.

Lave as berinjelas em água corrente, esprema um pouco e leve para grelhar com um pouco de azeite, dos dois lados em uma frigideira antiaderente ou no forno.

Montagem:
Conforme nas fotos acima: molho de tomates, berinjelas, azeitonas e champignon, cebolas + molho de tomates, mussarela, queijo ralado e forno para gratinar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...